Cuidado! o pendrive Dark Purple 'assassino USB' vai fritar placa de circuito do seu computador

Cuidado! o pendrive Dark Purple ‘assassino USB’ vai fritar placa de circuito do seu computador

dark-purple-killer-usb-623x41020151013180927_660_420

Drives USB foram conhecidos por transportar vírus e malware, mas um especialista em eletrônica russo criou agora um pen drive que vai literalmente fritar placa de circuito do computador com uma onda de alta tensão.

Conforme relatado pelo Daily Mail, o “Killer USB” foi criado por um blogueiro sob o pseudônimo de roxo escuro, quem primeiro postou detalhes do dispositivo em fevereiro. O blog da Rússia já foi traduzido para língua Inglesa por um site diferente, completo com fotos e uma explicação técnica completa.

O dispositivo é concebido para puxar no poder de portas USB, utilizando um conversor CC-CC até atingir 100 volts negativos, altura em que a alimentação é empurrado de volta para o computador para sobrecarregar seus componentes. Este processo é executado em um loop para que “todo o possível está quebrado.”

“USB é tipicamente integrado com a CPU na maioria dos laptops modernos, o que torna este ataque muito eficaz”, observa hackaday. “A combinação de alta tensão e alta corrente é suficiente para derrotar os pequenos diodos TVS sobre as linhas de ônibus e com sucesso fritar alguns componentes sensíveis – e muitas vezes a CPU.”

Dark Purple informou que teve esta idéia, depois de ler sobre alguém que tinha roubado um drive USB de mochila de um amigo, só para ter metade de seu laptop “incendiado” quando inserido no dispositivo.

Ao compartilhar drives USB ou conectar a qualquer dispositivo desconhecido já é considerado perigoso, de Dark Purple ‘assassino USB’ é mais um lembrete dos potenciais ameaças, o que poderia até mesmo causar danos permanentes à eletrônica do computador.

 

Assista ao teste realizado com o ‘Dark Purple’

1