Como reduzir custos sem perder qualidade?

Reduzir custos e enxugar os gastos sem afetar a qualidade dos produtos e serviços é uma missão difícil para muitas empresas. Normalmente, a redução de custos é atrelada ao corte de gastos, o que nem sempre é a melhor saída. Por exemplo, se você substituir um componente do seu produto por outro de qualidade inferior, pode até reduzir o custo da produção, mas afetará a qualidade do produto e até mesmo a satisfação do cliente.

Segundo Donato Mingarelli, representante no Brasil da Cezanne HR, empresa de software de gestão de RH, “é importante que a redução de custos seja feita de maneira inteligente, pensando na otimização do trabalho de maneira a torná-lo mais simples e menos oneroso.”

Onde é possível reduzir as despesas?

Para reduzir os gastos, é importante realizar boas avaliações a fim de tomar medidas estratégicas que otimizem a receita e garantam a manutenção de um bom desempenho da produção.

Identifique onde é possível economizar

Cortar itens como café ou aquele bolo de aniversário dos funcionários não traz benefícios significativos e ainda pode gerar insatisfação interna. Antes de fazer cortes aleatoriamente, mapeie os processos e busque alternativas. Pensar em implementar uma gestão que busque otimizar processos e aumentar a produtividade da sua equipe pode contribuir para a redução de custos com insumos que pesam no orçamento. Reaproveitar o verso de papéis impressos como rascunhos, por exemplo, é uma opção sustentável e barata.

Benefícios do home office

Implementar o home office como incentivo pode ser uma boa maneira de estimular a produtividade da equipe e ainda economizar com recursos como energia e água.

Faça pagamentos adiantados

Pagar adiantado é uma boa maneira de minimizar os gastos. Muitos fornecedores e instituições geralmente oferecem descontos para quem realiza contribuições com antecedência. De acordo com Donato, as empresas devem evitar atrasos com as parcelas, pois as taxas de juros são muitos elevadas.

0