Como fazer uma boa descrição de cargos na sua empresa

Como fazer uma boa descrição de cargos na sua empresa

Para que a gestão de conhecimento de um cargo não se perca ao longo da rotatividade de uma empresa, é importante que o departamento de Recursos Humanos tenha uma descrição de cargos bem feita sobre todas as posições na organização.

Para Donato Mingarelli, representante no Brasil da Cezanne HR, empresa que fabrica um software de gestão de RH, uma descrição de cargos atualizada constantemente é de extrema importância para que todas as características, responsabilidades e experiências exigidas sejam de conhecimento geral, tanto para contratar uma nova pessoa para o cargo quanto para poder cobrar o trabalho de um funcionário.

É aconselhável criar essas descrições junto ao funcionário ou, pelo menos, entregá-las para que ele revise, mas existem diferentes maneiras de produzir tais conteúdos:

Observação:

Esse modelo é mais usado para cargos com tarefas manuais e repetitivas, em que as atividades possam ser descritas através de uma observação simples. Com a observação é possível entender melhor as atividades e suas relações com outros cargos e departamentos. A desvantagem é que ela exige um tempo maior que outros modelos, e a descrição fica limitada à visão do observador.

Questionário:

Um dos métodos mais rápidos e econômicos, o uso de questionários normalmente acontece com grandes grupos operacionais. Seu uso pode resultar em uma grande economia de tempo, mas corre-se o risco de que a descrição das atividades não fique clara o suficiente, ou que as respostas variem entre os colaboradores.

Entrevista:

Se o volume de informações é o seu maior foco, com certeza a entrevista deve ser a opção escolhida. Diferente da observação e do questionário, na entrevista tanto o colaborador quanto o funcionário trabalham juntos para criar uma descrição fiel do cargo.
Um bom software de gestão de recursos humanos pode te ajudar a conduzir melhor esse processo, independentemente do método escolhido. Além de deixar esses documentos mais seguros, isso ainda vai mantê-los padronizados e impedir que o formato se perca ao longo dos anos.

0

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments