Como evitar a osteoporose?

Como evitar a osteoporose?

Com o avanço da idade, doenças que antes sequer eram cogitadas vão ganhando força e passam a fazer parte do cotidiano dos pacientes. Uma delas é a osteoporose, que atinge uma a cada três mulheres com mais de 50 anos no Brasil. O Dr. Renato, médico ortopedista da Orto Center, clínica ortopédica no Rio de Janeiro, dá algumas dicas de como evitar a doença, que acomete 10 milhões de pessoas em todo o país.

Alimentos que ajudam a evitar a osteoporose

O médico chama atenção para a alimentação: “Uma dieta rica em cálcio e vitamina D é essencial para tornar o indivíduo mais resistente à doença. E a ingestão adequada deve ser feita desde a infância”. Dr. Carlos conta que a ingestão diária recomendada de cálcio para uma pessoa de 9 até 17 anos chega aos 1300 mg, o que dá em torno de 3 a 4 porções de alimentos como leite ou queijo branco.

Na fase adulta, a necessidade de ingestão de cálcio diminui um pouco, pois o corpo e a estrutura óssea se encontram em sua plena função. Mas alguns hábitos podem fazer com que a quantidade de cálcio no organismo diminua, gerando reflexos mais tarde: “Fumar, beber, consumir muito sal e cafeína e ser sedentário fazem com que o seu corpo não absorva a quantidade ideal de cálcio, além de torná-lo mais fraco. Não percebemos isso na hora, mas sim quando chegamos à terceira idade.”, diz o médico.

O sol ajuda nos cuidados da osteoporose?

O sol é um grande aliado nos cuidados da osteoporose. Isso acontece porque, ao tomar sol todos os dias, a produção de vitamina D é estimulada. Entretanto, é importante prestar atenção quanto ao horário: sol das 8h às 17h não é aconselhável, por conta dos índices de raios ultravioleta estarem elevados.

O médico conclui dizendo: “Os cuidados com a osteoporose devem ser praticados sempre, independentemente da idade. Na verdade, quando mais cedo melhor, e mesmo que o paciente se encontre numa idade avançada, ainda há como se prevenir antes que um caso de fratura ocorra. O principal é não deixar de fazer a sua parte.”

0

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments